Estratégias de auto-ajuda


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Como controlar o nervosismo?

Aqui estão algumas estratégias de auto-ajuda para controlar os nervos:

• Aprenda a respirar. Quando estamos nervosos, nossa respiração é agitada, torna-se instável e temos dificuldade para inspirar. O nosso cérebro capta estes sinais e aumenta o nível de alerta automaticamente. No entanto, uma respiração rítmica e lenta o ajuda a relaxar os nervos que conduzem a partir do diafragma para o cérebro, o envio da mensagem de que tudo está bem. Portanto, uma estratégia excelente para controlar os nervos envolve a respiração lenta. Inalar ar por uma contagem até 5, sentindo que seus pulmões estão cheios. Em seguida, expire lentamente, contando até 5 devagar. Você também pode praticar exercícios mais específicos, tais como a respiração diafragmática, é uma prática saudável que pode ser feita todos os dias para relaxar.

• Conecte-se com a natureza. Uma das coisas mais relaxantes que você pode fazer para controlar os nervos é fazer uma caminhada na natureza, de preferência, rodeado por árvores. Escolha um lugar calmo e tranquilo, você pode apenas sentar e desfrutar da calma, caminhando ou, talvez, até passeando de bicicleta. De fato, um estudo realizado na Universidade de Stanford descobriu que as pessoas que andam no meio da natureza, em comparação com aqueles que o fazem na cidade, não só têm pensamentos menos nocivos, mas também têm níveis mais baixos de cortisol no sangue, pressão arterial mais estável e experimentam menos ansiedade. Na verdade, no Japão, considera-se que a caminhada na natureza é considerada terapêutica.

• Pratique técnicas de relaxamento. Muitas pessoas pensam que sentar na frente da televisão ou do computador levam ao relaxamento, mas realmente não é assim porque, dependendo do que você vê, você pode até mesmo adicionar mais tensão à acumulada durante o dia . Então, se você se sentir nervoso, é conveniente a prática de técnicas de relaxamento. Existem diferentes opções do relaxamento muscular, mas, sem dúvida, a opção que propicia melhores benefícios é a auto-hipnose. Se você quer aprender a auto-hipnose você tem todas as informações aqui.

• Faça esporte. O esporte é uma excelente saída, através do qual se pode aliviar o nervosismo. Na verdade, não importa qual esporte, o esporte correto é o que você gosta. Você pode correr ou fazer yoga, natação ou tai-chi. Na verdade, o segredo de exercício físico é que ele ajuda a aumentar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores que criam uma sensação de relaxamento e satisfação. A este respeito, um estudo da Universidade Metodista do Sul revelou que após apenas duas semanas de treinamento de pessoas com ansiedade relataram uma melhora significativa.

Outra pesquisa conduzida na Universidade de Princeton descobriu o segredo: O exercício não só promove a formação de novas células cerebrais, mas também nos torna mais resistentes ao estresse.

• Recorrer à meditação. Existem diferentes técnicas de meditação, tais como atenção plena, você apenas tem que encontrar o que melhor se adapte às suas características. Você também pode usar a exibição, caso em que se trata de evocar imagens relaxantes, tranquilizá-lo e ajudá-lo a controlar o nervosismo. Quando você pratica visão de longo prazo, apenas para evocar a imagem irá ajudá-lo a relaxar e seu cérebro automaticamente terá criado uma conexão entre a imagem e a agradável

sensação de tranquilidade. De fato, um estudo realizadoem Wake Forest Baptist Medical Center revelou que as pessoas que costumavam praticar a meditação mostraram maior ativação do córtex cingulado anterior, uma área do cérebro envolvida em funções executivas, o controle do pensamento e da emoção de gestão . Isso significa que eles foram capazes de controlar melhor suas emoções e preocupações.

• Questionar seus pensamentos. Quando as pessoas se sentem nervosas, suas mentes se abrem a todos os tipos de idéias mais irrealistas. No entanto, estas preocupações têm um impacto sobre o seu estado emocional e muitas vezes só servem para adicionar combustível para o fogo.Portanto, uma boa estratégia para controlar os nervos seria "quastionar a credibilidade dessas idéias". Pergunte a si mesmo

"Esta preocupação é realista?";

"Quais são as chances disso acontecer?";

"O que de pior poderia acontecer?";

"Como eu poderia lidar com isso?".

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Quando auto-ajuda não é suficiente

Embora essas estratégias de auto-ajuda sejam muito eficazes em controlar o nervosismo, às vezes eles não são insuficientes, especialmente se você sofre de ansiedade. Na verdade, você deve se lembrar que a ansiedade é um distúrbio que pode se tornar crônica se não for tratada rapidamente com técnicas adequadas.

Portanto, recomenda-se a procura de um profissional de sua confiança:

• Você sente que está perdendo o controle de seu estado emocional e não é capaz de analisar as situações de seu dia a dia.

• Você tenta lutar contra os pensamentos catastróficos, preocupações e obsessões, mas eles continuamente voltam a causar-lhe grande desconforto.

• Você começa a ter problemas para adormecer e não conseguem descansar o suficiente, e não sabe como reverter situações que lhe causam estresse e ansiedade.

• Pensa que você não é capaz de lidar com a maioria das situações em sua vida diária, você sente o limite e muitas vezes perde o controle e exagera em seus comportamentos.


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